domingo, 23 de dezembro de 2012

  LABORATÓRIO DE SISMOLOGIA DA UFRN DETECTA REATIVAÇÃO DA FALHA SISMICICA DE PARAZINHO - RN

           Nesse dia 22/12/2012 a estaçãosismológia de Riachuelo (RCBR) do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, registrou dois eventos consideráveis e vários micro-tremores de terra, cujo epicentro foi localizado no Município de Parazinho-RN. Os eventos de maior magnitude ocorreram às 12:08 UTC (09:08 hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.7, e o segundo e maior evento ocorreu às 15:38 UTC (12:38 hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.9. Os abalos sismios resgistrados naquele município vêm demsonstar a reativação da falha geológica e Parazinho, enquanto outros abalos que a dois anos ocorrem no Município de Pedra Preta vêm demonstar que a situação sismica da região não é apenas um fator isolado e restrito somente a Poço Branco e João Câmara, como inicialmente se entendia.

O epicentro é simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo em vermelho  simboliza a estação RCBR. O Município de Parazinho está destacado na figura, em amarelo.



Figura 2. Registro do evento das 15:38 UTC na estação RCBR.
    A região de Parazinho apresentou uma intensa atividade sísmica em 1973, conforme estudos de Ferreira (1983) e Ferreira e Assumpção (1983). Nesse ano um enxame sísmico que durou vários meses foi registrado pela antiga estação de Natal (NAT).  Os maiores eventos ocorreram nos dia 26 de abril (dois eventos de magnitude 3.6), no dia 20 de julho (m=3.9) e 22 de julho (m=4.3).  Esses quatro eventos foram sentidos em Natal. Desde 1973 não se tinha notícias de nova atividade sísmica na região de Parazinho o que significa que a falha ativa na região acumulou energia durante muito tempo. Não é possível prever como a atividade sísmica irá evoluir desta vez.