ALDO TORQUATO FALA DE SUA PRETENSÃO A PREFEITO DE JOÂO CÂMARA PELO PT
Nenhuma possibilidade de acordo com Vavá e com a oposição só para compor a chapa. (Foto Marco Montoril) |
1. Blog Jornal Acidade: Na sua pretensão de ser candidato a Prefeito de João Câmara, como pretende chegar a prefeitura, em candidatura própria, unido com a oposição? Existe alguma possibilidade de acordo com o Prefeito Vavá?
Aldo Torquato: Nenhuma possibilidade de acordo com o Prefeito Vavá, tanto pela péssima administração que faz, como pelo fato do PT excluir essa possibilidade. O projeto do PT é construir uma candidatura própria em aliança com os demais partidos que fazem oposição.
2. Blog Jornal Acidade: Em caso de candidatura própria, quais os partidos que formarão a base de sua candidatura?
Aldo Torquato: Todos os que fazem oposição ao prefeito Vavá.
3. Blog Jornal Acidade: No caso de união com as oposições, como pretende participar da campanha política municipal, só como candidato a Prefeito ou aceita negociações?
Aldo Torquato: Como já disse, o projeto do PT é ter candidato próprio. As negociações serão para compor a chapa e para ganhar as eleições e governar.
4. Blog Jornal Acidade: Há possibilidades de ser candidato a Vereador caso não seja candidato a Prefeito?
Aldo Torquato: Nenhuma possibilidade.
5. Blog Jornal Acidade: Na sua plataforma de governo o que está sendo preparado para mudar os rumos da administração municipal?
Aldo Torquato: O PT está elaborando uma proposta de governo, que, oportunamente, divulgará para o conjunto da sociedade.
6. Blog Jornal Acidade: Como você classifica o governo de Vavá neste último mandato? Ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo e o que levou a administração municipal a chegar a esse estado?
Aldo Torquato: Péssimo. Incompetência e autoritarismo.
7. Blog Jornal Acidade: Ao nível de política estadual, como você vê a decisão do PT, seu partido, para as eleições municipais de outubro próximo? E a posição da Deputada Fátima Bezerra acompanha qualquer que seja sua decisão?
Aldo Torquato: A deputada Fátima Bezerra foi a primeira a estimular uma candidatura própria do PT em João Câmara.
8. Blog Jornal Acidade: Como você vê a união das oposições hoje em João Câmara? Com a oposição unida é possível vencer as eleições municipais?
Aldo Torquato: Com as oposições unidas a vitória é praticamente certa.
9. Blog Jornal Acidade: O que você mudaria se fosse Prefeito de João Câmara na administração municipal?
Aldo Torquato: Faria uma administração moderna e participativa. Ou seja, mudaria tudo que aí está.
10. Blog Jornal Acidade: Como está o destaque de novas lideranças políticas no Município de João Câmara?
Aldo Torquato: Infelizmente, têm surgido poucas lideranças novas. As grandes e tradicionais lideranças não deixam que os novos apareçam para não ocupar o espaço que lhes pertence.
11. Blog Jornal Acidade: Quais os erros cometidos pela administração de Vavá?
Aldo Torquato: Prefiro não comentar os erros. São tantos que não caberiam nesta entrevista.
12. Blog Jornal Acidade: O que está havendo com a política local e regional que não elege um candidato a deputado estadual representante da Região do Mato Grande?
Aldo Torquato: O surgimento de uma candidatura forte a deputado estadual pela região do Mato Grande depende de investimento nas eleições de Prefeito e Vereador. Como ninguém se dispõe a tal, até mesmo por uma questão de gratidão, as nossas lideranças municipais preferem apoiar aqueles que lhes apoiaram.
13. Blog Jornal Acidade: O que está faltando na juventude local para assumir os destinos da política local?
Aldo Torquato: Aos poucos estão surgindo jovens de valor e interessados em política. Acredito que, em breve, teremos novidades.
14. Blog Jornal Acidade: Em termos de moral, como está a classe política hoje no Estado e no Município de João Câmara?
Aldo Torquato: A classe política não só do Estado e do Município, como também do país, como um todo, não está bem. Cadê a reforma política que não sai? O povo já não acredita tanto nos políticos, como acreditava antes. O resultado é a venda do voto na época da eleição.
15. Blog Jornal Acidade: Como se encontra a pretensão do Deputado Wober Junior de retirar o seu mandato pela mudança de legenda partidária?
Aldo Torquato: A ação do PPS contra mim já foi extinta. Existe outra do Ministério Público, mas acredito que serei vencedor também.
Agradeço a atenção e o convite para a entrevista. Desejo sucesso a mais este veículo de informação do nosso município.
Aldo Torquato
ROBSON RAFAEL CANDIDATO A CANDIDATO PELO PMDB FALA DA INTENÇÃO DE SEU PARTIDO EM DISPUTAR AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012
Robson Rafael, PMDB, pretende ser candidato a Prefeito nas eleições 2012 (Foto José Ribamar) |
1. Blog JAcidade: Na sua pretensão de ser candidato a Prefeito de João Câmara, como pretende chegar a prefeitura, em candidatura própria, unido com a oposição ou ao lado do Prefeito Vavá?
Robson Rafael: Pretendo chegar a prefeitura com um projeto político de mudanças, projeto este, discutido com as entidades representativas, discutido com o povo, com os partidos, em especial com os que aceitarem coligação com o PMDB.
2.
2. Blog JAcidade: Em caso de candidatura própria, quais os partidos que formarão a base de sua legenda?
Robson Rafael: Ospartidos que formarão a base de nossa legenda hoje são: PMDB, PHS, PV, PSDC, PC do B e outros partidos que poderão vir.
2. Blog JAcidade: Em caso de candidatura própria, quais os partidos que formarão a base de sua legenda?
Robson Rafael: Ospartidos que formarão a base de nossa legenda hoje são: PMDB, PHS, PV, PSDC, PC do B e outros partidos que poderão vir.
3.
3. Blog JAcidade: No caso de união com as oposições, como pretende participar da campanha política municipal, só como candidato a Prefeito ou aceita negociações?
Robson Rafael: Minha campanha nasceu das reuniões e encontros com os partidos que hoje formam esta frente, PMDB, PHS, PV, PSDC, PC do B cujo objetivo é um projeto de governo com uma administração voltada para o desenvolvimento, geração de emprego e renda, respeito e transparência com os recursos públicos e melhoria da qualidade de vida dos munícipes. No entanto tudo é decidido em grupo é respeitado, desde os encaminhamentos do Diretório Estadual, através do Deputado Federal Henrique Alves e do Senador Garibaldi Alves Filho, até o diretório municipal. Hoje afirmo com todas as letras, nosso objetivo é disputar a prefeitura, contando com apoio de todas as lideranças e do povo do minha cidade.
4. 4. Blog JAcidade: Na sua plataforma de governo o que está sendo preparado para mudar os rumos da administração municipal?
Robson Rafael: Uma administração, primeiramente, voltada para a transparência com o uso do dinheiro público; firmada no desenvolvimento econômico e na inclusão social; garantia de uma infraestrutura necessária para o município se desenvolver, seja no meio urbano, seja no meio rural, tratando com respeito todos os cidadãos. O apoio ao homem do campo, aos agricultores, aos moradores de assentamentos e comunidades não deve faltar. A educação destinada ao jovem e ao povo camarense deve ser proporcionada com qualidade tratando com respeito o professor e demais funcionários, garantindo sempre a valorização enquanto profissional, sentando e discutindo melhorias das condições de trabalho com funcionários e sindicatos. Eu pretendo realizar o sonho de todo cidadão deste município tratando a administração pública com respeito, e espero que o povo me dê essa oportunidade para que nós tenhamos uma saúde de qualidade, um meio ambiente que seja tratado com sustentabilidade, uma cultura que seja valorizada e resgatada no nosso município. Pretendo realizar uma administração municipal que seja considerada por todos os munícipes como coerente, séria, transparente, inclusiva, sustentável e especificamente cidadã.
5. 5. Blog JAcidade: Como você classifica o governo de Vavá neste último mandato? Ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo e o que levou a administração municipal a chegar a esse estado?
Robson Rafael: Um governo que não se adaptou a nova realidade, com os projetos do governo federal instalados na região em especial os parques eólicos o município; que deveria manter de forma permanente, com recursos próprios ou em parcerias com terceiros, ou com o Governo do Estado e Federal, programas permanentes de qualificação de seus cidadãos direcionados para o fornecimento de mão-de-obra qualificada para todas as atividades através do SENAC, SENAI, SEBRAE, IFRN, UFRN, UNIVERSIDADES PARTICULAR como alternativa para geração de emprego e renda, mesmo que temporárias. A administração parou, não houve novidades para o crescimento do município, minha classificação é ruim.
6. 6. Blog JAcidade: Ao nível de política estadual, como você vê a decisão do PMDB para as eleições municipais de outubro próximo?
Robson Rafael: Em se tratando dos municípios que têm candidatos do PMDB, o interesse do Presidente Henrique Eduardo Alves e do Senador/Ministro Garibaldi Alves é de que seja mantida a candidatura e se disputem as eleições em Outubro, assim sendo fortalece mais o partido no Rio Grande do Norte. Onde for possível coligação, que seja feita.
7.
7. Blog JAcidade: Por que o PMDB com a sua chegar no diretório municipal de João Câmara não está unido em torno do seu nome para Prefeito?
Robson Rafael: O PMDB em João Câmara é um partido com mais de 700 filiados, cada pessoa toma a decisão que deseja, no entanto o cidadão filiado a um partido tem que respeitar seu código de ética as normas, os direitos e deveres do partido ao qual está filiado. Mesmo assim estou firme em uma pré-candidatura conversando com todos os filiados do Partido, na tentativa de chegar unido para as eleições de 7 de Outubro.
8.
8. Blog JAcidade: Como você vê a união das oposições hoje em João Câmara?
Robson Rafael: Hoje lhe respondo que não está havendo união de oposições, somente uma pré-conversa, e de difícil entendimento, uma vez que todos são pré-candidatos, comandam seus diretórios e administram suas pré-candidaturas a seu estilo, sempre na esperança de que o vice-prefeito de sua chapa seja um dos pré-candidatos.
9.
9. Blog Jornal Acidade: Com a oposição unida é possível vencer as eleições municipais?
Robson Rafael:
10
10.Blog JAcidade: O que você mudaria se fosse Prefeito de João Câmara na administração municipal?
Robson Rafael: Primeiramente a forma de administrar. A maioria dos prefeitos que administraram nosso município sempre se evadia da cidade e não se envolvia diretamente com os problemas reais e totais da nossa cidade. Eu não serei assim. A minha história de vida não me ensinou assim, você é testemunha disso. Sempre busco as melhores soluções para as enfrentar as dificuldades e vencê-las Observe que a prefeitura é um órgão que deve funcionar com um gestor sempre presente e que esteja lá preocupado e a serviço do povo. A nossa cidade cresce , atualmente, cresce sem ter quem se preocupe com a infraestrutura que ela tem hoje, se é suficiente para que garanta a sustentabilidade desse crescimento. Eu pretendo ver nessa nossa cidade ruas com calçamento de qualidade ou com pavimentação asfáltica que não precise estar sendo recuperado a cada dia; saneamento que realmente atenda 100% da cidade; que haja a garantia saúde de qualidade; educação voltada para a satisfação dos anseios do cidadão camarense; que seja reforçado a segurança dos munícipes com mais policiamento e guardas municipais trabalhando e equipados; com um desporto que possa ser valorizado e incentivado na prática; com a cultura do povo sendo valorizada; respeito e incentivo e valorização dos eventos culturais, festejos e datas comemorativa que merecem ser histonicamente resgatadas; entre outras realizações. De um modo geral o que se pretende com nossa plataforma de governo é a melhoria da qualidade de vida do povo cidadão camarense.
11 11. Blog JAcidade: Como está o destaque de novas lideranças políticas no Município de João Câmara?
Robson Rafael: Novas lideranças políticas hoje têm poucas, no entanto aqueles que estão ingressando na vida pública, digo na política, é importante. É uma prova que também se preocupam e sonham que um dia possa se tornar realidade uma melhor qualidade de vida do nosso povo.
12. Blog JAcidade: O que está havendo com a política local e regional que não elege um candidato a deputado estadual representante da Região do Mato Grande?
Robson Rafael: Falta a união das lideranças no sentido de se preocuparem em eleger um líder representante da região que busque as melhorias necessárias e suficientes para o desenvolvimento dessa região. Observa-se que, cada liderança se acomoda onde acha melhor durante o processo eleitoral, porém quando termina a eleição os políticos eleitos desaparecem.
12 13. Blog JAcidade: Qual a diferença na política de hoje para a política na qual você foi candidato a Vereador pela primeira vez?
Robson Rafael: A diferença e que: antigamente os políticos em especial os do PMDB (antigamente MDB que unido ao PP formou o PMDB) tinham uma bandeira de luta pela redemocratização do país, uma constituição justa, liberdade de expressão, contra a ditadura, em especial o jovem tinha garra para lutar por ideais de mudanças. Hoje é diferente, por um lado uma grande parcela da juventude tem demonstrado certo grau de maturidade política; por outro lado alguns jovens têm pouco interesse em participar do processo, acredita-se que seja devido aos desgastes e decepções percebidas na prática de muitos políticos do âmbito local e até nacional. Percebe-se também que uma parcela dos jovens participa sim, quando há influência de alguém, de um familiar ou político próximo que o incentive.
No entanto permaneceram os políticos que iniciaram sua vida política anos passados e continuam nesse cenário até hoje. Temos também muitas perspectivas de mudanças com vistas a participação de alguns políticos nas próximas eleições e que tem causado certa expectativa por parte do eleitorado com relação ao impacto e restrições que a lei da ficha limpa pode causar nos cenários políticos de todo o país
13
14. Blog JAcidade: O que está faltando na juventude local para assumir os destinos da política local?
Robson Rafael: Falta incentivo das escolas, dos partidos políticos, das lideranças políticas, sabendo que a atividade política é uma atividade que “infelizmente” custa caro, muitos não se dispõem a enfrentar uma eleição, desiste até de permanecer filiado a um partido.
14 15. Blog JAcidade: Em termos de moral, como está a classe política hoje no Estado e no Município de João Câmara?
Robson Rafael: Quando tratamos da moral da classe política, o mais viável é de que hoje cada um responda pelos seus atos, o julgamento o povo é que faz. Com a lei da ficha limpa o político tem mais cuidado com uso do dinheiro público, sendo necessário fazer uso do dinheiro com transparência. Aqueles que não estão cumprindo com a lei, vai ser uma questão de tempo ter que abandonar a política, primeiro porque o povo não vai aceitar sua volta, depois com a liberdade de imprensa, uso da internet, a facilidade da comunicação, a velocidade que o povo se mantém informado é muito grande, a moral dos políticos será julgada pelo povo em questão de menor tempo, se comparado a época em que não tínhamos o computador e internet.