quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

HOJE AO MEIO DIA, NO OLIMPUS, EM NATAL, PREFEITOS DO RN RECEBEM PRÊMIOS POR QUALIDADE DE SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

         Os gestores públicos que promoveram ações para minimizar a burocracia e estimular o desenvolvimento dos negócios de pequeno porte serão reconhecidos na entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A solenidade será realizada hoje, (29), a partir das 12h, em Natal (RN). Trinta e nove finalistas concorrem ao título de melhor projeto e destaques temáticos. A premiação que acontece a cada dois anos, é uma iniciativa do Sebrae e tem como objetivo identificar, valorizar e difundir ideias criativas que estimulem a implantação de micro e pequenas empresas (MPEs) nos municípios brasileiros. A etapa potiguar homenageia o ex-governador Cortez Pereira, pelos ideais empreendedores observados em sua administração. O mérito do concurso é destacar os prefeitos que tenham implantado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo aos pequenos negócios.
          Além do troféu de melhor projeto, a premiação inclui sete categorias temáticas: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais, Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual, Lei Geral Municipal, Médios e Grandes Municípios, Crédito e Capitalização, Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável e Promoção do Desenvolvimento Rural. “Tivemos um número considerável de inscrições, o que proporcionou uma competitividade maior. A qualidade dos projetos apresentados também aumentou, mas acreditamos que a comissão avaliadora, formada por representantes das instituições que compõem o Conselho Deliberativo, fez as escolhas corretas”, diz o gerente de Políticas Públicas do Sebrae no Rio Grande do Norte, Helmani Rocha. Na edição anterior, a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, foi a vencedora estadual e, na fase nacional, conquistou um dos troféus de Destaque Temático pelo estímulo dado à formalização de empreendimentos.
           Em 2011, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu 51 inscrições no Rio Grande do Norte. Do total, 39 foram selecionados pelo Comitê Gestor e 19 deles representam cidades que participam pela primeira vez da premiação. Independente do resultado, todos os gestores municipais escolhidos receberão uma placa, indicando que chegaram à fase final da etapa estadual do concurso. O primeiro lugar e os ganhadores dos destaques temáticos irão concorrer com os vencedores do Nordeste. Já os projetos que obtiverem melhor colocação na etapa regional concorrerão ao prêmio nacional, cuja premiação está prevista para ocorrer em maio, em Brasília (DF).

OS FINALISTAS

           Estão no páreo os prefeitos de Acari (Antonio Carlos Fernandes de Medeiros), Afonso Bezerra (Jackson de Santa Cruz Albuquerque Bezerra), Alto do Rodrigues (Eider Assis de Medeiros), Apodi (Maria Goreti da Silveira Pinto), Arez (Erço de Oliveira Paiva), Assú (Ivan Lopes Júnior), Baia Formosa (José Nivaldo Araújo de Melo), Boa Saúde (Maria Edice Francisco e Félix), Bom Jesus (Edmundo Aires de Melo Júnior), Campo Grande (Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo), Extremoz (Klauss Francisco Torquato Rego), Governador Dix-sept Rosado (Lanice Ferreira de Macedo), Ielmo Marinho (Germano Jácome Patriota), Janduis (Salomão Gurgel Pinheiro), Jucurutú (Nelson Queiroz Filho), Lagoa Nova (Erivan de Souza Costa), Major Sales (Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes), Messias Targino (Francisca Shirley Ferreira Targino), Monte Alegre (Maria das Graças Marques Silva) e Natal (Micarla Araújo de Souza Weber).
           Também concorrem aos troféus do prêmio os prefeitos de Olho D’Água do Borges (José Jackson Queiroga de Morais), Parelhas (Francisco Assis de Medeiros), Passa e Fica (Pedro Augusto Lisboa), Pau dos Ferros (Leonardo Nunes Rego), Pendências (Ivan de Souza Padilha), Santa Cruz (José Péricles Farias da Rocha), Santana do Matos (Francisco de Assis Silva), Santo Antônio (Gilson Geraldo de Oliveira), São Bento do Trairí (José Andrade Dantas), São Fernando (Genilson Medeiros Maia), São José do Seridó (Jackson Dantas), São Miguel do Gostoso (Miguel Rodrigues Teixeira), São Paulo do Potengi (José Azevêdo Lopes), São Rafael (José de Arimatéia Braz), São Tomé (Anteomar Pereira da Silva), Serra Negra do Norte (Rogério Bezerra Mariz), Timbaúba dos Batistas (Ivanildo Araújo de Albuquerque Filho), Touros (Luciana Vieira da Silva Farias) e Vera Cruz (Marcos Antonio Cabral).

OS CRITÉRIOS

          Para selecionar o melhor projeto e os destaques temáticos, a comissão avaliadora leva em consideração diversos critérios na análise das ações descritas pelo gestor. São itens como abrangência em relação à quantidade de áreas de atuação, nível de integração das ações do projeto, integração com outras instituições e municípios da região, impacto gerado no faturamento das micro e pequenas empresas e na criação de novas empresas formais, reflexos na receita do município, expectativa de continuidade, relação custo benefício, potencial de reprodução em outras cidades, nível de ineditismo e inovação do projeto, entro outros. Isso porque o Prêmio Sebrae Prefeito Empreeendedor pretende incentivar prefeituras a desenvolverem políticas voltadas para o segmento das MPE’s, além de reforçar a importância do empreendedorismo para o Rio Grande do Norte e o Brasil. “Além de a premiação ser um instrumento de divulgação da cidade em âmbitos estadual e até nacional, o gestor comprova a eficiência da sua gestão para crescimento da economia municipal e o apoio dado ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios”.